jcpareja@obesidadesevera.com.br Balão: (19) 3054-6795 | Outros: (19) 3212-3330

Balão Intragástrico

Realizado pelo Prof. Dr. José C. Pareja e pelo Dr.Francisco Callejas Neto, é um procedimento não cirúrgico que pode ser utilizado para os pacientes que não tem indicação da cirurgia, ou para pacientes com excesso de peso de 40%, e que passaram por vários tratamentos clínicos ou por SPA e que não querem mais participar dessas modalidades de tratamento. É um procedimento de nível ambulatorial, em que o paciente fica de duas a três horas na Clínica e depois volta para casa com uma orientação por escrito de dietas e cuidados a serem seguidos.

O balão intragástrico (BIB) da Biocuteries é usado em todo o mundo para pacientes obesos com indicação de cirurgia, mas que não querem ser operados e também como preparo para pacientes graves, com super obesidade, proporcionando perda de peso no período pré-operatório.

Além disso, é indicado para pacientes com IMC inferior a 35 kg/m² sem doenças graves que não tem indicação de cirurgias. A nossa experiência, similar a de muitos trabalhos publicados, é que em 6 meses (tempo em que o balão permanece dentro do estômago) a perda de peso varia de 10 a 20% do peso corpóreo inicial. Isso nos pacientes dedicados, que comparecem à clínica mensalmente e seguem as orientações fornecidas por nossa equipe multidisciplinar. Alguns pacientes perdem mais de 20% do peso e outros menos de 10% por certo se não observarem as regras estabelecidas nos manuais fornecidos por nossa clínica.

Após a retirada do balão, os pacientes, se quiserem, continuam recebendo orientações nutricionais e apoio psicológico. Estudos recentes demonstram que após a retirada do balão há melhora nos distúrbios alimentares pré-existentes.

Recentemente começaram a ser publicados trabalhos com a colocação de 2 balões sucessivamente por 12 meses, com resultados superiores quanto à perda de peso. Por outro lado, após 2 anos de retirada do balão 50% dos pacientes (em média) recuperam o peso. Isso mostra as dificuldades que muitos pacientes tem de manter a perda de peso obtida.

Vídeo explicativo sobre o procedimento do Balão