jcpareja@obesidadesevera.com.br Balão: (19) 3054-6795 | Outros: (19) 3212-3330

Dr. José Carlos Pareja

O Pessoal

O Dr. José Carlos Pareja, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1966. E após três anos de residência médica foi para Universidade Estadual de Londrina para fundar com outros colegas o curso de Cirurgia em Aparelho Digestivo naquela instituição.

Em 1974, obteve o título de Doutor em Cirurgia, após defesa de tese.

Em 1982 foi contratado Departamento de Cirurgia na área de Doenças do Aparelho Digestivo da Unicamp. Foi Chefe do Pronto Socorro de 1986 à 1987.

Em 1988, foi assessor do secretário de saúde Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, e coordenador dos Hospitais Públicos do Estado de São Paulo. Em 1990 passou a ser coordenador do Grupo de Cirurgia de vias biliares e pâncreas da Unicamp.

Em 1990 após viagens ao Japão, foi o autor do projeto de colaboração entre a Universidade de Campinas Unicamp e a JICA, do Japão e coordenador do Gastrocentro, Centro de Diagnóstico em Doenças do Aparelho Digestivo da Unicamp, até o ano de 1996.

Em 1996 começou a trabalhar no Grupo de apoio cirúrgico em São Paulo (GACIR) como sócio do Prof. Arthur Garrido, introdutor da Cirurgia de Obesidade no Brasil. Em 1998, foi introdutor e Coordenador do Grupo de Cirurgia de Obesidade da Unicamp e criou o Centro de Cirurgia de Obesidade de Campinas como atividade privada. Atualmente é Presidente da Comissão Científica e Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. Desde 1996 vem participando anualmente nos Congressos Americano e Mundial de Cirurgia de Obesidade.

1998 - Criou o serviço do centro de obesidade na Unicamp - Campinas, e o Centro de Cirurgia de Obesidade de Campinas, onde mais de 2000 pacientes já foram operados por obesidade.

2006 - Iniciou projeto pioneiro para cirurgia do diabetes tipo 2, na Unicamp, para pacientes não obesos morbidos com IMC menor do que 35. As pesquisas são feitas com o Dr. Bruno Gelonese, e Dr. Marcos Tambascia, Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

 

O Profissional

O Dr. José Carlos Pareja, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1966. E após três anos de residência médica foi para Universidade Estadual de Londrina para fundar com outros colegas o curso de Cirurgia em Aparelho Digestivo naquela instituição.

Em 1974, obteve o título de Doutor em Cirurgia, após defesa de tese. Em 1982 foi contratado pela Unicamp pelo Departamento de Cirurgia na área de Doenças do Aparelho Digestivo. Foi Chefe do Pronto Socorro de 1986 à 1987. Em 1988, foi acessor do secretário de saúde Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, e coordenador dos Hospitais Públicos do Estado de São Paulo. Em 1990 passou a ser coordenador do Grupo de Cirurgia de vias biliares e pâncreas da Unicamp.

 

pagContPareja

Mais de 15 professores da Unicamp fizeram estágio no Japão por mais de 3 meses cada um. Por outro lado mais de 15 professores do Japão trabalharam e fizeram endoscopias, cirurgias, exames de radiologia na Unicamp, onde permaneceram também por 3 meses aqui para orientações e trocas de informações com os professores da Unicamp. Este projeto foi renovado por mais 4 anos posteriormente, nas áreas de hepatologia e AIDS. Na época este projeto foi considerado pelo JICA como o melhor projeto na área de saúde na América Latina.

Em 1990 após viagens ao Japão, foi o autor do projeto de colaboração entre a Universidade de Campinas, Unicamp, e a JICA, do Japão, e coordenador do Gastrocentro, Centro de Diagnóstico em Doenças do Aparelho Digestivo da Unicamp, até o ano de 1996. Este projeto, em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency), foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cirurgia de cancer do aparelho digestivo, no Departamento de Cirurgia da Unicamp.

Em 1996 começou a trabalhar no Grupo de apoio cirúrgico em São Paulo (GACIR) como sócio do Prof. Arthur Garrido, introdutor da Cirurgia de Obesidade no Brasil. Em 1998, foi introdutor e Coordenador do Grupo de Cirurgia de Obesidade da Unicamp e criou o Centro de Cirurgia de Obesidade de Campinas como atividade privada. Atualmente é Presidente da Comissão Científica e Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. Desde 1996 vem participando anualmente nos Congressos Americano e Mundial de Cirurgia de Obesidade.

 

Histórico de Certificados

Tais congressos, encontros e cursos certificaram o Prof. Dr. José Carlos Pareja. Alguns deles:

• Nutrição e Obesidade - IV Encontro de Nutrição do Hospital São Lucas da PUCRS e II Jornada de Obesidade Mórbida do Centro de Obesidade Mórbida do Hospital São Lucas da PUCRS, 03 a 05 de maio de 2001, Palestrante.

• Doença Cardiovascular na Obesidade e Diabetes - 7º Simpósio SOCESP com o tema Tratamento Cirúrgico da Obesidade - Riscos Cardiovasculares e Resultados, 26 de outubro de 2001, Palestrante.

• Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica e Sociedade Paulista de Psiquiatria Clínica - VII Congresso Brasileiro de Psiquiatria Clínica, I Congresso Sul-Sudeste de Psiquiatria Clínica e II Congresso Paulista de Psiquiatria Clínica com o tema Indicações e Resultados na Cirurgia na Obesidade Mórbida, 16 de junho de 2002, Relator.

• 9th International Congress on Obesity - Quick reflects insulin sensivity in morbidly obese patients and correlates to insulin resistance metabolic parameters during weight reduction, 24 a 29 de agosto de 2002, Palestrante.

• International Federation for the Surgery of Obesity - 7º Congresso Mundial da Federação Internacional sobre Cirurgia da Obesidade, 31 de agosto de 2002, Moderador.

• XI Congresso Regional de Cirurgia do Rio de Janeiro com o tema Mecanismos de Funcionamento da Cirurgia Bariátrica, 18 a 20 de setembro de 2002, Conferencista.

• XI Congresso Regional de Cirurgia do Rio de Janeiro - O Momento Atual da Cirurgia da Obesidade com o tema As Principais Complicações. Como Tratar?, 18 a 20 de setembro de 2002, Palestrante.

• IV Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessôa na Pontífica Universidade Católica de Campinas - Obesidade: Aspectos Clínicos, Psicológicos e Terapêutica Cirúrgica, 30 de setembro à 04 de outubro de 2002, Palestrante.

• 8th Congress of the World Federation of Nuclear Medicine & Biology, 18º Congreso Alasbimn, Santiago, Chile - Correlation Between Solid Gastric Emptying and Endoscopy after Silastic Ring Vertical Gastroplasty, 4 de outubro de 2002, Palestrante.

• XXI Congresso Brasileiro de Biologia e Medicina Nuclear em Curitiba/PR - Avaliação Cintilográfica da Gastroplastia Redutora, 02 de novembro de 2002, Palestrante.

• Gastrão 2003 - Pensando e examinando a cirurgia da obesidade com o tema Mecanismos do Funcionamento das Operações, 02 a 04 de julho de 2003, Palestrante.

• Simpósio Cirurgia Bariátrica - Histórico, Indicações e Complicações no Biabetes Mellitus Tipo 2, 25 de julho de 2003, Palestrante.

• 8º Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes - 25, 26 e 27 de julho de 2003, Palestrante.

• Johnson e Johnson - Curso Teórico Prático Ethicon Endo Surgery de Cirurgia Bariátrica, 07 à 09 de agosto de 2003, Conferencista.

• ABESO - CBO 2003, X Congresso Brasileiro de Obesidade com o tema Função Respiratória em Pacientes Obesos Submetidos à Cirurgia Bariátrica, 16 à 18 de agosto de 2003, Palestrante.

• V Congresso Brasileiro de Cirurgia da Obesidade - III Curso de Cirurgia Bariátrica, II Simpósio Interdisciplinar de Cirurgia da Obesidade:
- Presidente da Conferência "Duodenal Switch Aberto e Laparoscópico;
- Relator do Curso Básico de Cirurgia Bariátrica - Parte I com o tema "Mecanismos de Funcionamento das Operações Bariátricas";
- Autor do trabalho "Avaliação Endoscópica do Reservatório Gástrico no Pós-operatório da Cirurgia de Fobi-Capella - Experiência em 428 doentes" apresentado na Sessão Plenária VI;
- Autor do trabalho "Tratamento Cirúrgico em Super-obesos - Avaliação dos Resultados em 284 doentes" apresentado na Sessão Plenária V;
- Autor do trabalho "A Derivação Bilio-pancreática Distal como Alternativa nos Casos de Insucesso do Bypass Gastro-Jejunal em Y de Roux (Fobi-Capella)" apresentado na Sessão Plenária I.