jcpareja@obesidadesevera.com.br Balão: (19) 3054-6795 | Outros: (19) 3212-3330

Indicação da Cirurgia Bariátrica

Critérios para a Indicação da Cirurgia da Obesidade Severa

Embora possam ocorrer exceções, os seguintes critérios são utilizados para a realização do tratamento cirúrgico:

1. Tratamento prévio clínico com acompanhamento médico, com uso de drogas, exercícios, etc. e que resultaram em fracasso (isso ocorre em 89% dos pacientes obesos mórbidos).
2. Ausência de outras condições mórbidas que possam contra-indicar uma cirurgia.
3. Pacientes com IMC maior que 40.
4. Pacientes com IMC entre (35 - 40), mas que tenham outras condições graves em que a perda de peso será fundamental para o tratamento desses problemas.

Algumas condições mórbidas (diabetes, hipertensão arterial), são agravadas pela obesidade e portanto, não se constituem em contra indicação para o tratamento cirúrgico, mas na realidade são indicações para a cirurgia. Doenças psiquiátricas graves são contra indicação para tratamento cirúrgico, a menos que, segundo avaliação psiquiátrica, o problema esteja estável ou com melhora evidente.

Estudos mais recentes tem demonstrado que as alterações psicológicas dos obesos mórbidos não diferem geralmente das encontradas na população de peso normal. Os sintomas psicológicos como baixa auto estima, frustração, ansiedade e depressão moderada estão presentes em algum grau em muitos pacientes com obesidade mórbida. Esses sintomas geralmente melhoram após as cirurgias para a redução do peso.