jcpareja@obesidadesevera.com.br Balão: (19) 3054-6795 | Outros: (19) 3212-3330
Cirurgia de obesidade e prótese do joelho e fêmur
22 de abril de 2015

Cerca de 2 estudos do hospital for Special (HSS) em New York City demonstram que a cirurgia bariátrica antes das cirurgias de prótese de fêmur e joelho, são efetivas e melhoram os resultados dessas cirurgias ortopédicas.

Em algumas instituições cerca de 50% das cirurgias ortopédicas com próteses são realizadas em doentes com obesidade, segundo Dr. Emily Dodwel investigador e cirurgião ortopédico desse hospital. A obesidade é associada com maior tempo de internação, aumento dos custos, e maior índice de maus resultados.

A cirurgia bariátrica e a perda de peso reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Mas os efeitos da cirurgia bariátrica nos doentes que necessitam de cirurgias de próteses de joelho e fêmur não eram conhecidas. Segundo disse o Dr Alexandre Maclawhorn, da equipe ortopédica do referido hospital, as cirurgias bariátricas antes das cirurgias de próteses nos doentes obesos é efetiva e economicamente para o sistema público, pagante, ou mesmo para as empresas de convênio médico, ajudando na melhoria dos resultados das cirurgias ortopédicas nesses pacientes.