jcpareja@obesidadesevera.com.br Balão: (19) 3054-6795 | Outros: (19) 3212-3330
O Medo das cirurgias bariátricas
21 de julho de 2015

Pesquisadores da universidade Heath Nework in Toronto no Canadá, estão tentando entender porque muitos doentes que são referidos para fazer a cirurgia bariátrica desistem do procedimento. No referido programa, os pacientes são atendidos gratuitamente pelo sistema público de saúde e passam antes da cirurgia, por avaliações das equipes de enfermagem, de nutricionistas, das psicólogas, e finalmente vão para a entrevista com o cirurgião.

No período de 2008 a 2011, 1644 pacientes foram estudados. Porém somente 45% deles foram operados. Dos que não foram operados 30% não comunicaram as equipes de apoio. Parece que os doentes desistem pessoalmente sem outras questões.

-Pacientes com mais de 60 anos são os que mais desistem das cirurgias (54%).
-Pacientes com índices menores de obesidade IMC entre 35 a 40 também procuram alternativas não cirúrgicas.
-Os pacientes do sexo masculinos são os que mais desistem das cirurgias, apesar de freqüentemente terem mais peso e mais gravidade.
-Os pacientes fumantes também têm 10% mais chance de desistirem das cirurgias. Essas operações dizem os pesquisadores não é uma cirurgia estética, mas uma cirurgia que ajuda a resolver ou diminuir significativamente o numero de mortes pela obesidade mórbida.