jcpareja@obesidadesevera.com.br Balão: (19) 3054-6795 | Outros: (19) 3212-3330

Orientações ao paciente

A obesidade é hoje reconhecida com um problema de saúde importante, afetando mais de 30% da população adulta nos EUA. O número e a variedade de dietas, os clubes de ginásticas, os centros de tratamento de obesidade com hipnose, uso de drogas que diminuem o apetite, testemunham a grande dificuldade que os pacientes têm para perder peso. Muitas destas técnicas podem ter sucesso em doentes com obesidade. Todavia, nos pacientes com obesidade severa ou mórbida, o sucesso destas terapias é menor que 1%.

Em qualquer tipo de cirurgia há um risco de complicações e mesmo de mortalidade. Em 1400 casos estudados desde 1993, em uma clínica nos Estados Unidos, o risco de mortalidade foi de 0,17%; porém os índices de milhares de cirurgias desse tipo feitas no mundo demonstram um índice de mortalidade menor do que 1%. Infecção da parede abdominal ocorre raramente. Deiscências de anastomoses ou da bolsa criada são raros mas podem ocorrer. A obstrução pode ocorrer, havendo necessidade de nova cirurgia. A embolia pulmonar apesar da prevenção com heparina usada pode ocorrer. As úlceras gastroduodenais podem ocorrer em fumantes ou pessoas que ingerem o álcool diariamente e excessivamente. As deiscências nas linhas dos grampeadores hoje ocorrem mais raramente.

A sua Visita ao Consultório

Antes de ser submetido à cirurgia, o paciente será informado exaustivamente sobre a cirurgia a que será submetido. A conversa com outros doentes que foram submetidos à mesma cirurgia é importante. Quando você se decidir pela operação serão realizados todos os exames pré operatórios, que inclui uma avaliação laboratorial minuciosa. Após a avaliação pelo endrocnlogista e psicólogo, poderá ser encaminhado à cirurgia.

Tomada a Decisão da Cirurgia

A cirurgia de Obesidade é uma cirurgia de grande porte. Os pacientes têm uma melhora das comorbidades ocasionadas pela obesidade mórbida, tais como a diabete, a hipertensão arterial, a apneia noturna, além da melhora da auto estima. O objetivo do emagrecimento é ter uma vida melhor, mais longa, com uma melhora importante da saúde. Você só devera tomar a decisão de se submeter á cirurgia após analise cautelosa, com a avaliação de sua família e do seu médico. Quando você tomar essa decisão deve procurar uma equipe médica com experiência na área da cirurgia de obesidade.

Cautela Necessária

É importante lembrarmos que não há garantia absoluta de sucesso em nenhum procedimento médico ou cirúrgico, e problemas podem ocorrer mesmo nos procedimentos mais simples. A cirurgia para o tratamento da obesidade só é bem sucedida quando o paciente obedece às orientações de sua equipe médica. Para ajudar nesse sentido dispomos de uma equipe com Endocrinologistas, Psicólogos, Psiquiatras, Nutricionistas para o acompanhamento de nossos doentes, como grupos de suporte e reuniões para orientação dos mesmos.

Período Pré-Cirurgia

A cirurgia para tratamento da obesidade é uma cirurgia de grande porte. É preciso que o paciente entende os riscos e os beneficio de cirurgia, e siga muito bem as instruções do médico.

Preparação Mental

- Entenda bem o processo da cirurgia a que vai ser submetida.
- Converse com outras pessoas já operadas, para saber se e adaptar às modificações alimentares que ocorrerão.
- Faça um acordo com você mesma (o), sobre as razões pelas quais fará a cirurgia, e planeje os cuidados que terá após a cirurgia.
- Converse com a sua família pra que todas a ajudem no período pós-operatório.

Preparação Física

Restrinja a sua alimentação 12 a 24 horas antes da cirurgia tomando somente líquidos. Para de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Siga as orientações do seu cirurgião, quanto às medicações e cuidados que precisará ter no período pós-operatório.

O Dia da Operação

Na manhã do dia de sua operação você sairá de sua cama para a sala de cirurgia.

Logo antes da operação, o seu abdômen será lavado e pintado com uma solução anti-séptica que reduz o risco de infecção. O anestesista fará você dormir com injeções na veia e a cirurgia normalmente dura 2 a 3 horas, em média. Quando você acordar na sala de cuidados intensivos várias enfermeiras estarão ao seu lado com vários equipamentos, isto é normal.

Após algumas horas você será conduzido novamente ao seu quarto. É importante que você procure logo se mover, andar quando solicitado e respirar profundamente. Tossir e respirar profundamente é importante para o seu pulmão, limpando o muco que se desenvolve durante o período da anestesia.

O Retorno para Casa

Quando você retornar para casa, você deverá estar andando por si só, porém, sem exagerar. Se você seguir estas orientações nas primeiras seis semanas, você não terá problemas para adaptação.

A Vida Após a Cirurgia

Você deverá voltar ao consultório uma a duas semanas após a cirurgia e depois mensalmente por 3 meses. E depois a cada 3 meses por 1 ano; e posteriormente a cada 6 meses por três anos. E finalmente 1 vez por ano pelo resto de sua vida. Para qualquer dúvida ou problema que tiver deverá telefonar para os membros da nossa equipe médica.

Após a sua alta no hospital é preciso que você leia com atenção os manuais entregue a você pela nossa equipe antes da cirurgia.

Você poderá tem algum desconforto com os gases no seu abdômen na cirurgia por laparoscopia, mas isso se eliminará espontaneamente em alguns dias. Se você tiver dor obdominal muito forte, ou febre com temperatura maior do que 38 ºC, voltar ao Hospital onde foi operada e comunique se com a sua equipe médica.

Após as cirurgias de Bypass Gastro Intestinal (Gastroplastia Capella), tome os comprimidos dissolvidos em água, ou quebre-os em 2 ou 3 partes quando forem muito grandes (vitaminas). Deverá retornar a clinica após 7, 14 dias, 30, 60, 90 dias, e depois de 3 em 3 meses no primeiro ano e após pelo menos 2 vezes por ano. Você deverá freqüentar as reuniões do Grupo de Suporte com a nutricionista, psicóloga, conforme o programa que for estabelecido para você.

Em virtude da limitação da ingestão de alimentos que ocorrerá após as cirurgias, e pela diminuição de absorção que ocorre, você deverá tomar:

- Multivitaminas como o Centrum ou similar, Cálcio (acima de 50 anos), complexo B, pelo resto da vida.
- As deficiências de vitamina B12 podem levar à paralisia de membros inferiores se não for detectada. Por isso o seguimento da equipe médica é importante.

Basicamente você deverá manter contato com a equipe médica, para que tenha sucesso e seja feliz com a cirurgia a que se submeter.

A Perda de Peso

Ingerindo alimentos nos horários normais de refeição, a quantidade de alimentos ingeridas diariamente irá decrescer significativamente e a perda de peso ocorrerá gradualmente, até atingir um equilíbrio após 18 a 24 meses.

Nesse período de equilíbrio, você terá atingido um peso ainda um pouco acima do seu peso ideal. Porém, se você se esforçar fazendo exercícios diários, ginástica, caminhadas, você poderá perder ainda mais o seu excesso de peso acima do peso ideal. Para obter maior sucesso você deverá escolher os alimentos e estabelecer um horário adequado para as refeições.

A média de perda de peso que ocorre nos pacientes é entre 30 a 40% do peso original antes da cirurgia, ou acima de 60% de perda do excesso de peso. Para aqueles pacientes que ficam com excesso de pele após o emagrecimento, são recomendadas cirurgias plásticas, que serão realizadas 1 a 2 anos após a cirurgia de obesidade.

Grupo de Apoio (Suporte)

Todos os pacientes operados deverão participar de reuniões, quando convocados, com os médicos da equipe e com outros pacientes que aguardam a realização da cirurgia. Assim, os doentes que serão operados terão a oportunidade de conversar com outros doentes já operados, e isso, será de grande importância para os mesmos. Estas reuniões serão marcadas pela nossa equipe médica e todos serão avisados com antecedência.